...
Enquadramento

Após a conclusão do seu ciclo de estudos, tendencialmente, os diplomados vão perdendo o vínculo com a instituição de ensino superior. Quase todas as instituições perdem o rastro da evolução académica e o trajeto profissional dos seus diplomados.

Todos os dias as instituições recebem ofertas de trabalho de entidades externas, ou geradas pela própria instituição, que muitas vezes têm dificuldade de encaminhamento para os possíveis candidatos de uma forma ajustada e eficiente. Com a plataforma proposta, este processo será simplificado, pois permitirá através de um sistema de notificações inteligentes ajustar as ofertas ao perfil definido na plataforma por cada alumni registado.

Assim, no contexto de transformação digital, a Rede Social Alumni – Gestão de Carreiras terá um conjunto de funcionalidades para diligenciar a divulgação de iniciativas que reforcem os laços entre uma instituição de ensino superior e os seus antigos estudantes, ou seja os alumni, e, de dinamização de interações entre alumni e empresas e alumni.

Também facilitará o reencontrar colegas e amigos, recordar bons momentos, aumentar a rede de contactos e conhecimentos, participar em diversos eventos, aceder à divulgação de oportunidades profissionais e estar informado das últimas novidades e propostas formativas, promovendo ao mesmo tempo a aproximação dos empregadores aos diplomados, contemplando ferramentas que auxiliem a gestão da sua carreira, com o intuito de reforço da empregabilidade.

Objetivo

O objetivo principal deste projeto é a criação de plataforma web com as potencialidades de uma rede social, que permita aos estudantes e diplomados, manter o contacto com a Instituição de Ensino Superior (IES), para continuarem a sentir, a cada dia, o pulsar da sua instituição.

A Rede Social Alumni – Gestão de Carreiras, batizada como GAIN - Global Alumni Network , pretende ter um conjunto de ferramentas de analise de dados que permita acompanhar de perto o trajeto académico e profissional dos diplomados, para melhor poder ajustar a oferta formativa à evolução do mercado de trabalho, numa perspetiva de formação ao longo da vida, favorecer a empregabilidade, pela aproximação dos empregadores aos estudantes e diplomados com o objetivo da valorização constante dos alumni.

Assim, criar um sistema de interação inteligente entre uma instituição de ensino superior e os seus estudantes e diplomados, facilitando a interação entre empregadores e diplomados, promovendo a sua valorização constante.

Em última instância, contribuir para criar as condições para desenvolver uma cultura de identidade e de pertença à instituição de ensino superior.